Para a Gestão da Demanda de Água pode-se utilizar instrumentos tais como:
- Contas da Concessionária – Instrumento mais simples, através do qual pode-se obter a demanda do último mês e o histórico dos últimos seis meses (no caso da Sabesp, com o RGI, pode-se obter o histórico dos últimos dozes meses na Agência Virtual Sabesp).
- Leituras in loco – Como a Concessionária leitura a leitura somente uma vez por mês, recomenda-se que a realização de mais leituras, no local, que podem ser diárias ou até mesmo duas por dia (principalmente para a detecção de demandas anômalas no período noturno).
- Leitura remota – Este instrumento permite a aquisição mais rápida e mais confiável de uma maior quantidade de dados, podendo-se adotar diferentes tecnologias tais como barramento de campo, radiofrequência e telefonia celular, entre outros.
- Medição setorizada – Instalação de mais hidrômetros aqueles utilizados pela Concessionária para fins de tarifação da água, de modo a aumentar a correspondência entre o consumo e o agente consumidor.